O que é uma mapa mental/Conceitual
Mapas mentais/conceituais
O mapa mental (ou mapa conceitual) pode ser definido como "[...] diagramas hierárquicos que indicam relações entre conceitos. Mais especificamente, podem ser interpretados como diagramas hierárquicos que procuram refletir a organização conceitual de uma disciplina ou parte dela" (Moreira, 2006, p. 45-46). Na prática, é uma excelente estratégia de ensino e de aprendizagem, podendo também se configurar como uma ferramenta de avaliação muito útil. Ele pode gerar aprendizagens significativas, o que significa dizer que pode mudar conceitos existentes, com o poder de gerar alterações na estrutura cognitiva dos alunos, tornando, assim, o ensino mais difícil de ser esquecido.
Referências e sugestões para leitura sobre esse assunto:
SOUZA, Nadia Aparecida de; Boruchovitch, Evely. Mapas conceituais: estratégias de ensino/aprendizagem e ferramenta avaliativa. Educação em Revista, Belo Horizonte, v.26, n.03, p.195-218, dez. 2008.
SOUZA, Nadia Aparecida de; Boruchovitch, Evely. Mapas conceituais e avaliação formativa: tecendo aproximações. Educação e Pesquisa, São paulo, v.36, n.03, p.795-810, set./dez. 2010.
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