Dicas de Livros
Portal do Professor disponibiliza lista de livros sobre novas tecnologias
Site destina parte do conteúdo à indicação de obras que estimulam a adoção de ferramentas digitais nas escolas. Confira a lista
Novas tecnologias e ferramentas digitais têm auxiliado o trabalho do professor em sala de aula. Aulas tradicionais são transformadas em espaços interativos onde aluno é convidado a adotar, junto com o professor, uma postura mais colaborativa.
Pensando no cenário convergente (estudado por autores da área da comunicação, como Henri Jenkins e Ramón Salaverría) incorporado ao desenvolvimento de novas estratégias de ensino e aprendizagem, a prática pedagógica nas escolas se torna um novo espaço lúdico, onde professor e aluno aprendem juntos.
Dessa forma, iniciativas que seguem a tendência multimídia estão sendo criadas a partir de projetos acadêmicos e institucionais. Um deles é o ‘Portal do Professor’, um espaço on-line onde professores têm acesso a sugestões de planos de aula, conteúdos multimídia, notícias sobre o panorama geral da educação no País, iniciativas governamentais, podendo até mesmo interagir em fóruns de discussão com outros profissionais da área.
Lançado em 2008, o site tem como objetivo principal apoiar os processos de formação dos professores e enriquecer suas técnicas pedagógicas. São seis espaços totalmente gratuitos, de rápido e fácil acesso. O conteúdo do portal oferece sugestões de aulas de acordo com o currículo de cada disciplina, além de recursos como vídeos, fotos, mapas, áudios e textos.
O professor ainda poderá preparar a aula e se informar sobre os cursos de capacitação. Também é possível acessar sugestões de planos, fazer download de mídias e até mesmo participar de grupos de discussão.
Entre as opções disponíveis, está o ‘Espaço da Aula’, onde professores interagem, em uma ação colaborativa, com outros colegas de profissão. A sessão traz um fórum em que qualquer um pode postar sugestões, deixar comentários sobre propostas curriculares, além de criar um intercâmbio de experiências.
A sessão ‘Multimídia’ oferece uma coleção de vídeos, animações, simulações, áudios, hipertextos, imagens e experimentos práticos. Todo o conteúdo pode ser baixado em qualquer computador ou pendrive para ser utilizado em sala de aula.
No menu 'Cursos e Materiais', os professores têm acesso a programação de capacitação oferecidas pelo governo. Há também materiais de estudo com orientações, apostilas, estratégias pedagógicas, entrevistas, publicações e outros recursos.
A sessão ‘Jornal’ também traz novidades do cenário educacional no País. É um veículo dedicado a revelar o cotidiano na sala de aula, trazendo quinzenalmente temas ligados à educação. Neste espaço, o professor também participa na escolha dos assuntos das edições.
Informação
A edição 100 do Jornal do Professor trouxe como tema as diversas ações realizadas no âmbito das novas tecnologias. Além das diversas notícias e entrevistas, a sessão oferece sugestões de livros aos professores e interessados no tema, dentro do menu ‘Cultura'.
Confira abaixo os livros indicados para quem deseja se aprofundar no tema e levar os conhecimentos adquiridos para a sala de aula:
Educação e Novas Tecnologias
Glaucia da Silva Brito, Ivonélia da Purificação – Editora Ibpex – Brasil – 2008 – 2ª edição
Glaucia da Silva Brito, Ivonélia da Purificação – Editora Ibpex – Brasil – 2008 – 2ª edição
Em linguagem clara e objetiva, esta obra oferece a professores e pedagogos importantes subsídios para pensar os alcances e os limites da informática na educação, chamando a atenção para os equívocos que devem ser evitados e para as ações que devem ser engendradas, a fim de poderem tornar o uso das tecnologias mais eficaz nas escolas.
Tecnologia Educacional e Aprendizagem
Ubirajara Carnevale de Moraes (Org.) – Editora Queen Books – 2007 – 1ª edição
Ubirajara Carnevale de Moraes (Org.) – Editora Queen Books – 2007 – 1ª edição
Este livro apresenta diversas formas de se apropriar dos recursos digitais como ferramenta de ensino e aprendizagem. Projetos informatizados, linguagem de programação para crianças, software livre, software educacional, mapas conceituais, EAD, ambientes virtuais, ferramentas digitais de comunicação, WebQuest, comunidades virtuais, acessibilidade, objetos de aprendizagem e games são assuntos abordados nesta obra, por educadores atuantes na área de informática aplicada à educação.
Multimídia Digital na Escola
Elenice Larroza Andersen (Org.) – Editora Paulinas – Brasil – 2013 – 1ª edição
Elenice Larroza Andersen (Org.) – Editora Paulinas – Brasil – 2013 – 1ª edição
O livro Multimídia Digital na Escola reúne estudos sobre a inserção de novas tecnologias no ambiente escolar, explorando várias estratégias de uso do computador para a produção multimídia na educação básica.
Seu diferencial consiste em discutir, de modo acessível ao professor, experiências autênticas de desenvolvimento de projetos de ensino, em contextos escolares diversos, a partir do uso de softwares livres, ampliando o leque de possibilidades reais de uso dessas ferramentas nas escolas.
Apresenta, ainda, estudos que auxiliam o professor na escolha de softwares livres para a sala de aula e no processo de avaliação das produções multimídia de seus alunos.
Second Life e Web 2.0 na Educação
Carlos Valente, João Mattar – Editora Novatec – Brasil – 2007
Carlos Valente, João Mattar – Editora Novatec – Brasil – 2007
Este livro explora o potencial pedagógico das ferramentas disponíveis na Web 2.0 e particularmente do Second Life, além de traçar um panorama da Educação a Distância.
O ambiente virtual 3D mais popular do momento é apresentado em detalhes, e são mapeadas as experiências educacionais que têm sido realizadas com ele, no Brasil e no mundo. Os autores apresentam ainda as experiências criativas e inovadoras que têm realizado tanto com as ferramentas da Web 2.0 quanto com o Second Life.
O livro, amplamente ilustrado, apresenta ainda uma bibliografia selecionada e comentada, e uma lista extensa de sites.
Novas Tecnologias e Mediação Pedagógica
José Manuel Moran et al – Editora Papirus – Brasil – 2013 – 21ª edição
José Manuel Moran et al – Editora Papirus – Brasil – 2013 – 21ª edição
A finalidade desse livro é discutir a introdução da informática e da telemática na educação. No debate se inserem, entre outros temas, questões associadas a propostas de integração e utilização do computador e da internet na escola. Numa abordagem de mediação pedagógica, as discussões convergem a uma revisão ampla do papel do professor nos dias de hoje.
Eles Sabem (Quase) Tudo
Betina Von Staa – Editora Melo – Brasil – 2011 – 1ª edição
Betina Von Staa – Editora Melo – Brasil – 2011 – 1ª edição
Se você, pai ou mãe, fica cheio de dúvidas em como lidar com seu filho quando o assunto é internet ou, se você, professor, está confuso com relação ao uso da tecnologia em sua escola, Eles sabem (quase) tudo é um livro fundamental.
Computadores em Sala de Aula
Carme Barba, Sebastià Capella (Org.) – Editora Penso – Brasil – 2012 – 1ª edição
Carme Barba, Sebastià Capella (Org.) – Editora Penso – Brasil – 2012 – 1ª edição
Este livro pretende reunir registros do uso eficaz da tecnologia. Apoiados no tripé - conteúdos, metodologias e ferramentas tecnológicas -, os autores visam apresentar as mudanças que vêm ocorrendo no ensino e tratar sobre o potencial das TICs para atingir características como o trabalho cooperativo, a atenção à diversidade, a pesquisa, a construção do conhecimento, a criatividade e a interdisciplinariedade.
Com base na teoria das inteligências múltiplas, os autores buscam compartilhar suas experiências por meio do uso de propostas didáticas com a utilização de recursos da internet.
Educação com Tecnologia – Texto, Hipertexto e Leitura
Mary Rangel – Editora Wak – Brasil – 2012 – 1ª edição
Mary Rangel – Editora Wak – Brasil – 2012 – 1ª edição
Este livro busca apresentar contribuições às escolas e à formação docente inicial e continuada sobre fundamentos, processos e usos de fontes de leitura, como jornal, revista e hipertextos, que circulam por meio de computadores, celulares e outros meios digitais, trazendo exemplos e sugestões.
Guia Didático sobre as Tecnologias da Comunicação e Informação
Daniela Melare Vieira Barros – Editora Vieira & Lent – Brasil – 2009
Daniela Melare Vieira Barros – Editora Vieira & Lent – Brasil – 2009
Guia de estudos sobre os diversos temas relacionados ao uso de tecnologia na educação, com destaque para Educação a Distância. Um guia que pretende facilitar o ensino de educação e tecnologias nas licenciaturas, nos cursos de formação continuada e na capacitação individual dos professores.
Uma forma de indicar ao aprendiz caminhos de construção do conhecimento, com orientações e dicas que poderão contribuir para o aprofundamento da reflexão.
Novas Tecnologias na Educação: Reflexões sobre a Prática
Luís Paulo Leopoldo Mercado (Org.) – Editora UFAL – Brasil – 2002 – 1ª edição
Luís Paulo Leopoldo Mercado (Org.) – Editora UFAL – Brasil – 2002 – 1ª edição
Os textos publicados no livro resultam das reflexões produzidas sobre o tema Novas Tecnologias na Educação, proporcionando uma visão ampla da evolução do conhecimento científico na área de novas tecnologias na educação e da metodologia e técnicas de pesquisa como instrumentos de produção do conhecimento. Introduz o uso de novas tecnologias numa escola, envolvendo projetos de informática educativa, telemática educativa, software educativo, atualização pedagógica.
As reflexões abordam a formação de professores frente as novas tecnologias; a socialização na internet através de uma lista de discussão; a escolha de softwares livre na escola; a capacitação de professores para utilizar novas tecnologias nas escolas públicas; a utilização da informática na sala de aula; a terceirização na informática educativa; e a internet como ambiente de pesquisa na escola.
O que é Mídia-Educação
Maria Luiza Belloni – Editora Autores Associados – Brasil
Maria Luiza Belloni – Editora Autores Associados – Brasil
Esta obra é uma coletânea de textos baseados em pesquisas sobre duas vertentes do tema mídia-educação - de um lado, os públicos jovens, as formas como as gerações se apropriam das técnicas de informação e comunicação; de outro lado, os modos como a instituição escolar e especialmente os professores vão se apropriando destes instrumentos e os integrando (ou não) ao cotidiano da escola.
Hipertexto e Gêneros Digitais
Luiz Antônio Marcuschi, Antônio Carlos Xavier – Editora Lucerna – Brasil – 2004
Luiz Antônio Marcuschi, Antônio Carlos Xavier – Editora Lucerna – Brasil – 2004
As principais modificações promovidas pelas inovações tecnológicas nas atividades linguístico-cognitivas dos usuários do computador são os temas dos nove artigos que compõem esta obra. Analisam, ainda, como essas mudanças afetam o processo ensino/aprendizagem da língua na escola e fora dela.
Conceitos fundamentais de hipertexto, gêneros eletrônicos, discurso, leitura e ensino à distância mediados pelo computador são analisados nos diversos trabalhos presentes na obra.
Tecnologia e Educação – As Mídias na Prática Docente
Wendel Freire (Org.) – Editora Wak – Brasil – 2008
Wendel Freire (Org.) – Editora Wak – Brasil – 2008
Novas tecnologias da informação e da comunicação, surgidas com a revolução pós-industrial, fizeram acelerar e crescer imensamente o fluxo comunicacional planetário. Nossos dias fartos de informação demandam cada vez mais à escola a seleção, a pesquisa e a maturação de toda abundância cotidiana.
Este livro busca refletir sobre o que tais adventos trazem à sociedade e apontar algumas possibilidades, que eles permitem ao processo de ensino e aprendizagem, e alguns caminhos para se chegar a uma escola mais dialógica e participativa, utilizando velhas e novas mídias.
Idade Mídia - A Comunicação Reinventada na Escola
Alexandre Le Voci Sayad – Editora Aleph – Brasil – 2012
Alexandre Le Voci Sayad – Editora Aleph – Brasil – 2012
Este livro procura apresentar os resultados de um programa extracurricular criado em uma escola de São Paulo, cujo objetivo é o de ser um canal para livre expressão dos estudantes por meio de projetos de mídia criados por eles próprios.
'Idade Mídia - A comunicação reinventada na escola' busca mostrar a trajetória do programa e revelar sua metodologia, e trazer depoimentos dos alunos e profissionais que colaboraram com o curso.
Educação e Tecnologias
Vani Moreira Kenski – Editora Papirus – Brasil – 2007 – 1ª edição
Vani Moreira Kenski – Editora Papirus – Brasil – 2007 – 1ª edição
O termo 'tecnologias' tem sido muito empregado em educação, com os mais diversos sentidos e significados. Neste livro a autora reflete sobre as relações que sempre existiram entre esses dois campos do conhecimento - a educação e as tecnologias. O desafio proposto - falar sobre o tema sem entrar em discussões mais aprofundadas do campo específico da educação, com seus jargões profissionais, suas teorias e abordagens.
Games em Educação
João Mattar – Editora Pearson Prentice Hall – Brasil – 2010
João Mattar – Editora Pearson Prentice Hall – Brasil – 2010
Com esta obra de João Mattar, o leitor vai aprender a aproveitar os recursos de vários jogos em benefício do processo de ensino/aprendizagem. Além disso, vai conhecer o estilo de aprendizagem dos nativos digitais e descobrir como utilizar e criar games educacionais.
Destinado a professores e gestores das mais diversas áreas, bem como a profissionais envolvidos com ensino corporativo, este livro deixa claro que, quando o assunto é educação, não há game over.
Vanessa,
ResponderExcluirMuito bom você inserir todas essas informações bem selecionadas no seu blog. Estou ampliando minhas referências com as suas indicações, espero ter um tempinho para explorá-las.
Que legal Alessandra! Muito bom saber que o post serviu de auxílio.
Excluir